Os serviços da TIM sofreram um “apagão” na região Nordeste na manhã do sábado (20). Os usuários da operadora ficaram sem sinal durante pouco mais de duas horas. As reclamações dos consumidores tornaram o assunto um dos mais comentados do Twitter.
O apagão durou das 8h07 às 10h15 e atingiu os nove Estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, conforme informações da assessoria de imprensa da TIM. Os usuários, no entanto, relataram que os problemas começaram às 5h30 se estenderam até depois das 11 horas.
Foram afetados os sinais de celulares e a conexão 3G – modem para computadores e a internet dos celulares. De acordo com a empresa, o problema foi causado por um rompimento duplo de cabos de fibra óptica.
A TIM informou que a interrupção do sinal demorou o tempo necessário para mapear a rede, encontrar os locais dos rompimentos e reestabelecer a conexão. Até o fim do ano, a rede da TIM vai contar com 37 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.
Em Pernambuco, os usuários recorreram às redes sociais para reclamar e buscar informações sobre o que estava acontecendo, já que não conseguiam ligar para a central de atendimento. Várias pessoas relataram os transtornos que estavam sofrendo.
“Estou bastante preocupado. Tenho pacientes que podem entrar em trabalho de parto a qualquer momento. A maioria tem meu número residencial, mas pode ser que na hora, por conta de nervosismo, elas não lembrem disso. E como meu celular está sem sinal, não vão conseguir falar comigo”, disse ao Estado o médico obstetra Túlio Lins, na manhã de ontem.
Risco de multa. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá abrir na segunda-feira um procedimento para apurar as causas da falha nos serviços da operadora. Vai verificar, por exemplo, se a interrupção se deu por responsabilidade da empresa ou se a operadora dispunha de rotas alternativas para restabelecer o serviço.
Dependendo das conclusões, a TIM poderá ser multada e obrigada a ressarcir os usuários. Recentemente, TIM, Oi e Claro foram proibidas pela Anatel de oferecer serviço de voz e dados para novos clientes por duas semanas por causa das reclamações dos consumidores.
A TIM foi a operadora mais afetada, com a venda proibida em 19 Estados, em comparação com 5 da Oi e 3 da Claro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.