Após uma reforma estrutural e aquisição de novos equipamentos, o Arquivo Público do Piauí será reinaugurado na próxima terça-feira (30), às 8h, e contará com a presença do governador Wilson Martins, do secretário de Governo, Wilson Brandão, e historiadores piauienses como Fonseca Neto, Paulo Nunes, dentre outros.
Os principais pontos da reforma na Casa Anísio Brito contemplou o telhado, cobertura do teto e pintura. Nesse período também foi construída a sala de higienização e conservação de documentos. “A reforma era uma necessidade urgente. Tínhamos problemas com umidade e infiltrações, o que colocava em risco nosso acervo, que hoje conta com cerca de 1 milhão e 300 mil documentos da história do Piauí como um todo”, esclarece o diretor do Arquivo, Luter Gonçalves.
A obra contou com investimentos do Tesouro Estadual no valor de R$ 150 mil que foram gerenciados pela Secretaria da Infraestrutura (Seifra). Além da reforma e construção da sala de higienização e conservação, o Arquivo Público do Piauí tem participado de eventos nacionais e inserindo-se nas discussões sobre preservação e buscado convênios.
Dentro da programação de reinauguração, o Arquivo Público oferecerá o curso de Conservação Preventiva que será ministrado pela supervisora técnica do Arquivo Nacional de Brasília, Emiliana Brandão, e pela conservadora e restauradora, Márcia Regina do Nascimento Silva. O curso acontecerá na sede do Arquivo, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 18h.
“Essa nossa reestruturação e aquisição de novos equipamentos fazem parte do objetivo da nossa gestão que é buscar convênios que integrem o Arquivo Público do Piauí com a rede nacional de Arquivos e conseguir parcerias para executar nossa digitalização”, explica Luter Gonçalves.
Casa Anísio Brito - Arquivo Público do Piauí
O centro de pesquisa tem grande importância para os trabalhos historiográficos desenvolvidos sobre a História do Piauí e do Nordeste. Lá encontramos documentos dos poderes executivo, legislativo e judiciário desde o século XVIII. Além dessa documentação, existe também a hemeroteca, composta de 393 títulos de jornais e revistas de 1854 até os dias atuais, uma fototeca com mais de 15 mil fotografias abrangendo o século XIX e XX, um registro de materiais sonoros e visuais, desde fita cassete, fitas de rolo, fitas de vídeo e microfilmes de jornais e uma biblioteca de apoio composta por mais de 1.800 títulos.
O Arquivo Público Casa Anísio Brito, vinculado à Secretaria de Governo, tem 103 anos de fundação. Localizado na Rua Coelho Rodrigues, 1016, próximo à Praça Marechal Deodoro. Para consultar os acervos e utilizar os serviços do local, o usuário deve preencher uma ficha de cadastro. A consulta é permitida à qualquer cidadão. Os usuários são atendidos na Sala de Pesquisa por profissional capacitado para orientá-lo quanto à utilização dos catálogos e instrumentos de pesquisas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.