

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregam mais uma unidade de Centro de Parto Normal(CPN), dessa vez em Parnaíba. A solenidade de inauguração ocorre nesta quarta (18), na programação do aniversário do Dia do Piauí. Com esta unidade, o Piauí passa a contar com quatro CPNs, sendo um em Teresina, outro em Piripiri e outro em Floriano.
O CPN integra uma rede de cuidados à mulher e ao bebê que se consolida na região litorânea, passando a contar com todo aparato necessário para um parto e pós-parto qualificado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA): ala obstétrica com 34 leitos e ainda ambulatório especializado para gestação de alto risco; dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN); dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) e Casa da Gestante. Agora com o CPN, serão cinco salas PPP (Pré e Pós-Parto), ou seja, mais uma estratégia de fortalecimento à maternidade, ao parto humanizado, com investimentos do Governo do Estado e da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.
Florentino afirma que essa unidade é condizente aos investimentos feitos na região, especialmente da Rede Cegonha. "Já entregamos uma UTIN, uma UCIN, fizemos melhorias no setor de obstetrícia, que está em condições adequadas de atendimento. E mais recentemente, inauguramos a Casa da Gestante, toda uma rede adequada aos cuidados da mãe e bebê”, afirma o secretário.
De acordo com ele, o fortalecimento das ações na área materno-infantil do HEDA vai possibilitar a manutenção de um indicador, que faz o HEDA ser referência nacional: mais de 85%, dos 300 partos realizados mensalmente, são naturais. “Essa unidade, vinculada ao HEDA, atua na filosofia de incentivar o parto normal e dentro das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com este centro é mais um apoio para proporcionar a realização de partos naturais”.
Consultórios odontológicos
Ainda na programação do Dia do Piauí, em Parnaíba, a Secretaria de Estado da Saúde entrega ao campus da Universidade Estadual do Piauí(UESPI) 12 consultórios odontológicos para a prática acadêmica do curso de Odontologia. Além de cadeiras, a Secretaria disponibiliza também os equipamentos periféricos, como cinco ultrassom e um aparelho de Raio-X.
Os consultórios irão beneficiar a população da região de Parnaíba, com a oferta de 12 mil procedimentos ao ano. Cerca de 300 alunos estão matriculados no curso de Odontologia da UESPI de Parnaíba.
Parnaíba
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.