Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Municípios /

Parnaíba

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

01/02/2021 - 09h31

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

01/02/2021 - 09h31

Curso de História lança acervo digital do Jornal Inovação de Parnaíba

O trabalho é resultado de um projeto desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (Pibeu) desde fevereiro de 2020.

 

Professores e aluna do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançam, no dia 5 de fevereiro, o Acervo Digital do Jornal Inovação. O trabalho é resultado de um projeto desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (Pibeu) desde fevereiro de 2020.

O projeto de levantamento e catalogação de fontes históricas em acervos públicos e privados da cidade de Parnaíba-PI tinha como objetivo inicial levantar e catalogar variadas fontes em acervos da cidade. Porém, com a pandemia, os organizadores adaptaram o projeto e focaram especificamente no Jornal Inovação, tendo em vista os diversos acervos dispersos.

O jornal
O Inovação é um jornal da cidade de Parnaíba, que começou a circular em 1977 e foi publicado regularmente até 1988. Depois desse período, foram publicadas ainda algumas edições especiais em 1992, 2019 e 2020.

De acordo com o professor Felipe Ribeiro, orientador da proposta e docente do curso de História, esse jornal é uma importante fonte para pesquisas sobre a cidade.

O Inovação foi um jornal da imprensa alternativa que teve um papel muito importante nesse contexto. Era publicado em Parnaíba, mas tinha conexões com outros jornais alternativos e movimentos. Nele, há reportagens das mais variadas: tratando da política local e nacional, das enchentes, dos festivais de música, do movimento estudantil, das lutas ambientais, da formação de bairros e suas lutas por melhorias nas condições de vida. É uma fonte histórica muito rica para abordar diversas temáticas de pesquisa”, contou Felipe Ribeiro.


Acervo Digital
O professor Sérgio Luiz Mendes, do Campus de Floriano, também compõe o projeto. Ele concorda com o profº. Felipe e reafirma que o acervo é um instrumento muito útil para pesquisas. “Nós, historiadores e pesquisadores em geral, somos muito carentes de acervos públicos que disponibilizem o que conhecemos como fontes históricas, e esse projeto vem justamente criar um espaço para disponibilizar, de forma on-line e gratuita, aos vários pesquisadores uma fonte hemerográfica de estimado valor histórico: Jornal Inovação”, disse o docente.

Nossa proposta foi reunir todos esses acervos (físicos), no intuito de completar a coleção do Jornal Inovação, depois organizar, catalogar, passar o OCR (tecnologia que permite o reconhecimento de caracteres e palavras em arquivos digitais) e disponibilizar gratuitamente e on-line”, acrescentou o professor Felipe sobre o processo de produção do acervo virtual.


Todo o acervo digital estará disponível na Plataforma Mundos do Trabalho Piauí a partir do dia 5 de fevereiro.
 

Comentários