Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

22/04/2018 - 17h45

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

22/04/2018 - 17h45

A África é o berço da humanidade

Foi no continente africano onde nasceram/surgiram/foram criados os primeiros ancestrais (homens) e as primeiras ancestrais (mulheres) que vivem no planeta terra.

 

“Quem faz perguntas não é tonto”
(Provérbio africano)


“Nos estudos históricos, considera-se a civilização humana um atributo quase exclusivo do Ocidente. Até há pouco tempo, a ideia de que o ser humano original fosse negro e africano soava entre ridícula e absurda. Ao longo de séculos, a ciência ocidental construiu uma série de teses que supostamente comprovavam que os africanos eram criaturas inferiores e incapazes de criar civilizações. Pesquisas mais recente vêm confirmando não apenas que a humanidade nasceu na África, como também que os negros africanos estão entre os primeiros a construir civilizações humanas e erigiram as bases da própria civilização ocidental.

As evidências científicas indicam, em resumo que a evolução humana se iniciou na África há cerca de 5,5 milhões de anos. Entre quatrocentos mil e quinhentos mil anos atrás, o Homo erectus, ser humano arcaico, saiu da África e migrou em direção à Ásia e à Europa. Foi, então, extinto e não deixou descendentes.O homem moderno, Homo sapiens, surgiu na África há aproximadamente duzentos mil anos e, cerca de cem mil anos depois, em uma segunda onda migratória, povoou a Eurásia e chegou às Américas.O homem branco começou a evoluir na Europa entre quarenta mil e vinte mil anos atrás.Podemos concluir , portanto, que durante cinco milhões de anos, até o fim do período glacial na Europa  há cerca de quinze mil anos, os negros africanos povoaram o mundo, exportando sua influência cultural, sua indústria e suas invenções(Diop, 1986,p.326).” Elisa Larkin do Nascimento.        

A África, aliás, o continente africano é o berço da humanidade e o berço das civilizações. Foi no continente africano onde nasceram/surgiram/foram criados os primeiros ancestrais (homens) e as primeiras ancestrais (mulheres) que vivem no planeta terra.

O Egito, que sempre fez, e faz parte do continente africano é o berço das civilizações. Há aproximadamente 100 mil anos os/as nossos/as ancestrais Homo Sapiens deslocaram-se/partiram do continente africano para desbravar/explorar/povoar outros continentes. foi a partir da África que surgiram as outras civilizações humanas. As primeiras revoluções/invenções humanas foram criadas na África..

A África foi marginalizada, injustiçada por pesquisadores/pesquisadoras. Urge que seja feita uma reparação histórica do continente africano, poucas pessoas sabem que tudo começou na África. Poucas pessoas sabem algo sobre a história e a geografia africana, as essoas ,em geral,sabem apenas o que se vê na TV ou lê nos jornais, revistas e até  em livros que, infelizmente falam do continente africano negativamente , e/ou exaltam a sua paisagem e descrevem-no de forma exótica. É preciso que as pessoas conheçam o verdadeiro continente africano/a verdadeira África.

A África é um grande continente que possui cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, superfície esta que abriga várias civilizações, milhares de etnias e culturas. Atualmente a população do continente africano é cerca de 1 bilhão de pessoas, distribuídas entre centenas de povos que falam inúmeras línguas (800 a 2000) que são ao mesmo tempo (muito) diferentes e semelhantes. A falsa colonização ocidental fez com que surgisse um mapa do continente africano completamente oposto ao que havia antes do século XVI (a.C), hoje a África é dividida em Algumas ilhas (09) e 56 países. O continente hoje é dividido da seguinte forma: África do Norte (Região Norte, conforme alguns interesses); África Ocidental (Região Oeste); África Oriental (Região Leste); África Central (Região Central); África Setentrional (Região Sul); existem ainda os países da África insularMUNANGA,p..13 a 16).

A afirmação que o continente africano é o berço da humanidade é fundamentada na ciência. Os/as especialistas, pesquisadores/pesquisadoras de algumas disciplinas: paleontologia, antropologia biológica biologia molecular, genética humana, história, pesquisaram/descobriram e passaram a informar/dizer/ ensinar para tod@ @s habitantes do planeta terra que o continente africano é ao mesmo tempo o berço da humanidade e o berço das civilizações.
A história africana, ou seja, do berço da humanidade é uma longa história que principiou há milhões de anos no Vale da Grande Fenda.
 
“O fundo desse vale que atravessa a Tanzânia, o Quênia e a Etiópia é marcado por lagos e vulcões em maior ou menor grau de extinção e repleto de sítios de fósseis ricos em remanescentes dos nossos ancestrais primitivos e seus primos australopitecos.As descobertas recentes, realizadas acima e abaixo do vale e em toda a sua extensão, desvendam cada vez mais os mistérios que cercam a pré-história humana. Elas não deixam dúvidas sobre a origem africana dos remanescentes dos nossos ancestrais Homo, que se originaram no Vale da Grande Fenda há cerca de 7 milhões de anos.

Saber como e quando esse pré-humano se transformou em humano constitui ainda um tema de discussão científica. Certamente foi um processo bastante gradual que se estendeu, talvez, por centenas de milhares de gerações e envolveu mudanças físicas e evoluções culturais espetaculares. 

Resumidamente, a espécie humana originou-se nos pés das montanhas da Lua, no Vale da Grande Fenda, marcados por grandes lagos onde estão as nascentes do Nilo. Foi desse lugar que os homens e as mulheres partiram para povoar o próprio continente e o resto do mundo. Disso resultou a hipótese de que os primeiros seres humanos, por terem origem nos trópicos, em torno dos grandes lagos, apresentavam, certamente, no início, pigmentação escura. Foi pela adaptação em outros climas que a matriz original se dividiu mais tarde em populações diferentes chamadas raças, por causa de suas características distintivas quanto à cor da pele e outros traços morfológicos”. Kabenguele Munanga. (Origens históricas do Brasil Contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações,p. 41,42,43,).

Pesquisar/conhecer a História da África (a História do continente africano) é muito importante para se compreender a evolução/o desenvolvimento /o grau evolutivo da pessoa humana, possibilita com que pessoas negras e não negras descubram que o continente africano foi fundamental para que o planeta se transformasse no que é hoje. 

Quando, no Brasil, se pesquisa a vida na África antiga e moderna, resgata-se e valoriza-se a história e a cultura africana, e, assim, se contribui efetivamente para a concretização da lei 10.639/2003. É o que estamos fazendo. E você? Você é a favor ou contra a lei? Se for favorável, você está tentando fazer a sua parte?

-------------------
Ruimar Batista - especialista em Administração e Elaboração de Projetos Sociais, engenheiro agrimessor. Militante do Movimento Negro, pesquisador no campo de africanidades e afrodescendências, filosofias e religiões de matriz africana. Escritor, poeta, legrista/compositor, roteirista de cinema. É autor do livro "Negridade".

Comentários