No dia 05 de abril, a Azul anunciou que retomará os vôos ao Aeroporto de Parnaíba. Dois meses depois de seu último pouso, a empresa divulgou que, a partir de 4 de junho, voltará a operar no litoral piauiense aos sábados. A novidade é que a ligação agora será feita com o Aeroporto de Guararapes, em Recife. Além disso, o avião terá lugares a mais, já que o antigo turbo hélice de 70 lugares será substituído por um jato de 118 vagas.
A conexão com Recife representa uma maior perspectiva de atração de turistas de fora da região. Para a Azul, a capital pernambucana é o que se chama de “hub”: um aeroporto que serve para distribuir uma grande quantidade de vôos. Isso significa que Parnaíba estará conectada melhor do que antes à maioria das cidades brasileiras, tanto da região Nordeste, quanto das regiões Sul e Sudeste. O horário permitirá que uma grande quantidade de viajantes aproveite o vôo ao principal ponto de chegada da Rota das Emoções (Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençois Maranhenses).
Entretanto, para teresinenses, fortalezenses e ludovicenses a rota não será tão atrativa. Será necessário ir a Recife para seguir a Parnaíba. O custo e o tempo gastos são inviáveis. O transporte rodoviário ainda será a melhor opção. O ex-presidente da extinta Piemtur (Empresa Piauiense de Turismo) Silvio Moura Fé diz que, apesar de as capitais de Maranhão, Piauí e Ceará terem maior relação com a cidade piauiense, a capital pernambucana se apresenta mais viável em contexto de crise econômica que afeta fortemente o setor aéreo: “As empresas estão cortando custos. Estão preferindo vôos mais longos porque os pousos e decolagens exigem mais das aeronaves e geram mais custos, em contraponto ao tempo que permanecem no ar.”
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Para os parnaibanos que usam o aeroporto como ponto de partida, existem aspectos positivos e negativos. Representa um ganho a possibilidade de se conectar ao Hub. Haverá ligação a mais destinos e menos tempo será gasto nas viagens. Além disso, a escolha pelos vôos aos sábados é ideal para as viagens a lazer, mas não muito para os empresários e gestores públicos. “O sábado, na aviação, é um dia dedicado principalmente ao turismo de lazer. Os dias ideais para os negócios seriam a quarta-feira ou a quinta-feira”, diz Silvio Moura Fé.
Foco no lazer exigirá mais publicidade para Parnaíba
Foto: Divulgação Azul
Jato Embraer 195 será utilizado nos novos vôos.
Os parnaibanos passarão a receber um vôo mais propenso ao lazer. Para que a operação dê certo, tanto para a cidade litorânea, quanto para a Azul, é preciso aprimorar o marketing turístico do município. A maioria dos passageiros do jato estarão à procura dos atrativos da Rota das Emoções. O Superintendente de Turismo de Parnaíba, Marcos Fonteles, coloca que o planejamento já está feito e, inclusive, conta com forte apoio da empresa aérea: “O Aeroporto de Parnaíba é rentável. Os antigos vôos eram lucrativos para a Azul, contando com 70% de ocupação. Ou seja, a empresa manteve a conexão porque sabe que tem resultado financeiro e tem interesse em ampliá-lo”.
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Deve ser feita também uma publicidade baseada em preços atrativos. Para que haja lucro para a Azul, os vôos precisam ter mais da metade dos espaços preenchidos. Considerando-se que o tamanho da aeronave se ampliou em relação à antiga operação, é necessária uma maior quantidade de passageiros por viagem. Dessa forma, antes de Parnaíba fortalecer sua imagem, haverá a necessidade de atrair turistas com passagens baratas.
Divulgação Turismo Maranhão
Lençois Maranhenses são um dos atrativos que estarão conectados por Parnaíba.
Isso não promete ser um grande empecilho. A Rota das Emoções apresenta um grande potencial. Cabe agora Parnaíba mostrar-se como a melhor porta de entrada. Além disso, até o final do ano existe a expectativa de que retornem os vôos regulares entre Teresina e o aeroporto da cidade litorânea.
Nícolas Barbosa
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