Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 06 de maio de 2025
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/06/2019 - 08h29

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/06/2019 - 08h29

“O Brasil não é um país sério”

Acredita-se que a frase atribuída a Charles De Gaulle, ex presidente da França, de que “O Brasil não é um país sério”, seja uma invenção.

 

Acredita-se que a frase atribuída a Charles De Gaulle, ex presidente da França, de que “O Brasil não é um país sério”, seja uma invenção. Há até quem posteriormente assumiu a autoria desse axioma. 

O diplomata brasileiro, Carlos Alves Sousa, publicou um livro em 1979, que se assumia como autor da frase- proferida por ocasião da “Guerra da Lagosta”, um incidente diplomático entre o Brasil e a França. 

Mesmo assim, num trabalho de 559 páginas, do historiador Paulo César Gomes, recente estudo sobre o regime militar de 1964, vê-se, que de fato, De Gaulle curtia profunda indiferença pelo Brasil (ou não levava á sério os brasileiros). Nesse ano de 1964, o Presidente francês não recebeu o poderoso ministro da Guerra de Castelo Branco, general Costa e Silva. O líder francês “guardou distância de Carlos Lacerda” que se encontrava na França em missão oficial do governo brasileiro. 

A lista inclui ainda os nomes de Adhemar de Barros e Leonel Brizola, que solicitaram audiências ao então inquilino do Palácio Eliseu, e foram negadas.

--------------------
Flávio Nogueira é médico e deputado federal (PDT-PI). 

Comentários