

A equipe de pensadores de Dilma Rousseff estabeleceu três ações estratégicas para superar a instabilidade política, considerada inédita para a nova geração de cidadãos e eleitores.
O Secretário-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirma que o "fantasma do impeachment" deverá se dissipar com a estabilização das relações com o Congresso Nacional, o estímulo ao ambiente de cooperação com governadores e prefeitos e dialogando diretamente com a sociedade.
O Congresso Nacional é uma caixinha de surpresas. Os governadores e prefeitos, inclusive oposicionistas, até dão uma colher de chá. Quem está pouco disponível ao diálogo é essa tal sociedade. A equipe de pensadores, no entanto, aposta numa reaproximação civilizada a partir das redes sociais.
Está em fase de testes no facebook a plataforma "Dialoga Brasil". Dilma quer "escutar, ouvir, receber sugestões, aceitar comentários e críticas" porque "é muito difícil governar um país da dimensão do Brasil sem ouvir as pessoas".
O que dá para perceber são dois lados bem distintos: os puxa-sacos e os "revoltados online". É impossível tirar algum proveito dessa ferramenta. Se fosse ouvido, o escritor italiano Umberto Eco teria alertado: "No momento em que a internet permite que todos falem, permite que um grande número de imbecis fale."
O "Dialoga Brasil" é só um passatempo para a equipe pensante do Palácio do Planalto. Talvez seja melhor sair do facebook e ir para as ruas ouvir o povo, "face to face", sem medo de panelaços.
Mauro Sampaio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.